Quiz
Revista de Imprensa
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Na UV 2004, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Rui Rio
   
Carlos Guerreiro
Tomando como exemplo a obra do Túnel de Ceuta, na qual o IPPAR emitiu um parecer negativo à solução preconizada pela Câmara Municipal do Porto (C.M.P.), é lícito, face às competências da C.M.P., o Governo intrometer-se em decisões tomadas por esta, tal como a Ministra da Cultura o fez?
O IPPAR emitiu o parecer negativo quando o PS iniciou a construção do túnel (solução do PS) e mais tarde emitiu um segundo parecer negativo à solução que apresentei.
A actuação política discriminatória consiste no facto do Governo Guterres não ter embargado a obra da Câmara PS e ter embargado a Câmara PSD/CDS.
O Governo pode e deve intervir, mas com isenção e rigor. Nunca com intenções de táctica política.
Susana Hermenegildo
Na gestão autárquica encontram-se envolvidas várias vertentes importantes. De todos os pelouros qual elege como o mais difícil e incómodo de gerir? Porquê?
No caso concreto do Porto (e suponho que de Lisboa também) é o da habitação social. No Porto, quase 20% da população da cidade vive em casas degradadas e é abrangida pela nossa acção.
Infelizmente, a lista de espera é gigantesca. Gostaríamos de ter solução para todos mas temos apenas para poucos. Pelo factor humano envolvido, é o pelouro mais difícil e penoso.
Abdel Gama
Ainda se considera um potencial vencedor da autarquia do Porto, depois dos recentes escândalos com o seu Vice-Presidente?
Adelina Cabral
De que forma é que as recentes declarações do Dr. Paulo Morais podem comprometer os resultados eleitorais das próximas Autárquicas?
Anne Sylvie Hertgen
No princípio dos anos 2000, o Porto foi a capital europeia da cultura. Gostava de saber qual foi o impacto e o retorno desta iniciativa?
António Braga de Carvalho
Após o termino do seu mandato na Câmara do Porto sentia-se em condições de ser Presidente do Instituto do Património Arquitectónico (IPPAR)?
Bruno Gomes
Acredita num urbanismo sustentável enquanto houver uma precariedade profissional dos técnicos dos gabinetes Municipais de Urbanismo face aos políticos e aos jogos de influências a que estão sujeitos?
Carlos Nunes
Como viu o surgimento da candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes ao último Congresso do PSD e correlativo resultado da mesma?
Carlos Vaz Franco
Actualmente os Planos Directores Municipais estão em revisão em muitas das autarquias do nosso País, sendo certo que os actuais são autênticos entraves ao desenvolvimento. Quando começaremos a encarar o planeamento e urbanismo a sério?
Carmo Castro
A política autárquica é apenas um trampolim para voos mais altos, nomeadamente para a liderança do Partido?
Carmo Castro
Se é difícil lutar contra outros partidos, como será lutar contra interesses de clubes de futebol (F.C.P)?
Duarte Alves Brito
Como liderar uma Câmara, sem maioria absoluta, em que a única oposição construtiva vem do PCP?
Fernando Teigão dos Santos
Para quando uma Área Metropolitana do Porto que funcione como um todo?
Filipe Beja Simões
Exmo Sr Dr Rui Rio

-Concorda com as recentes declarações do Dr Paulo Morais?

"o urbanismo é, na maioria das Câmaras, a forma mais encapotada e sub-reptícia de transferir bens públicos para a mão de privados» e que «em diversas Câmaras do país há projectos imobiliários que só podem ter sido aprovados por corruptos ou atrasados mentais"( Dr. Paulo Morais)

-Acredita que desta forma o Dr Paulo Morais deu o seu contributo para o regime Democrático Português?

-Pensa que o "timming" das declarações se prende de alguma forma, com a apresentação das listas à CMP e a "dispensa" do Dr. Paulo Morais?
Filipe Nascimento
O que considera ser necessário fazer para evitar a quase desertificação dos centros históricos das cidades, nomeadamente Lisboa e Porto, e a sua consequente revitalização?
Filipe Viana
Está de acordo com as novas regras para a eleição dos órgãos autárquicos que entrarão em vigor em 2009?
Guida Sousa
Como pensa que a cidade do Porto pode evoluir mais: competindo com Lisboa ou tornando-se complementar da capital?
João Matos Rosa
Poderá uma pessoa singrar na política sendo politicamente incorrecta?
Jorge Fonseca Dias
Até que ponto é sustentável a afronta aos poderes instituídos na perspectiva de continuidade por sufrágio?
José Maldonado
Considera que existe centralidade do investimento por parte do actual Governo, na região de Lisboa em detrimento da região do Norte, nomeadamente no caso do metro do Porto?
Magda Borges
O cavalo é o seu animal de eleição. Quais as características do cavalo com que se identifica?
Nélson Faria
Muito se especulou em torno do Mercado do Bolhão e as suas condições para continuar a laborar. Qual é a solução a médio prazo, já que a actual situação é altamente precária?
Nuno de Almeida
Qual a importância da implementação da Agenda 21 Local para o desenvolvimento sustentável da cidade do Porto?
Nuno Piteira Lopes
Qual a capacidade que uma Câmara Municipal tem para resistir ao "lobbie" do betão? Quais as consequências pessoais e políticas que daí podem advir?
Oriana da Inês
Que medidas estão a ser tomadas para estreitar as relações entre Lisboa e o Porto para descentralizar o Poder Político?
Pedro Santos
Admirando a sua atitude política, determinação e rigor como Autarca, como encara os novos desafios de reestruturação territorial na problemática da desertificação do Interior?
Ricardo Branco
As afirmações proferidas por Paulo Morais poderão influenciar negativamente a campanha autárquica para a Câmara do Porto?
Ricardo Morgado da Costa
Porque não é reabilitada a ponte D. Maria, a fim de aproveitar o seu valor histórico e arquitectónico?
Ruben Badaró
Muito se fala actualmente dos poderes não formais. O futebol pode ser entendido como um desses poderes. Que importância atribui à sua relação com a política?
Telma Gonçalves
Qual a principal dificuldade que enfrentou/enfrenta enquanto autarca?
Telmo Prazeres
Qual foi o episódio/situação que recordará da sua experiência como Presidente da Câmara Municipal do Porto durante o mandato que agora termina? Do que mais se orgulha de ter feito em prol da cidade do Porto? O que teria feito de outra forma?
Vasco Neves
Como encara o papel e actividade que os grupos de pressão locais exercem sobre os executivos autárquicos?
Vasco Rosa da Silva
Não acha que deve ser colocado no topo da agenda política a definição de regras de transparência, fiscalização e avaliação de utilização dos orçamentos das autarquias?