Dra. Manuela Ferreira Leite Numa entrevista à RTP1, a Dra. Manuela Ferreira Leite manifestou simpatia pela velhinha política salarial do PCP, a qual defende que os Deputados devem receber vencimento igual ao auferido nas profissões anteriores.
Esta alteração ao sistema de remunerações dos Deputados acarreteria ou não maiores custos para o país? E quais seriam os dividendos a retirar dessa mesma mudança? Se o exercício de uma função politica não trouxesse benefícios nem prejuízos financeiros aos que a exercem, seria evidente que quem a procuraria o fazia por vocação.
Do mesmo modo, seria possível trazer para a política pessoas muito capazes e independentes financeiramente que contribuiriam para o prestígio da classe politica.
Caso contrário, os bons não serão atraídos e os menos bons vêem nesses lugares a única forma de emprego.
Dr. Carlos Encarnação As câmaras devem criar zonas de resguardo entre a área urbana e as florestas. Após os fogos que se registaram no seu concelho e os riscos que correram algumas habitações, estará a Câmara Municipal de Coimbra a cumprir a lei 156/2004? As autarquias têm um papel essencial na prevenção e luta contra os incêndios, quer ao nível das condições ambientais, quer no combate ao fogo e protecção civil.
Uma lei de 2004 veio criar a exigência de um plano nacional de defesa contra incêndios. Esse plano ainda não está aprovado nem aplicado. O diploma prevê a aprovação de planos municipais de defesa que devem ser feitos de acordo com o plano nacional.
Em Novembro, a CM de Coimbra fez um protocolo com a autoridade nacional para a realização do seu plano. Persistem dúvidas face às áreas a considerar na limpeza e corte e não há garantia da cobertura das despesas pelo Programa Agris.
O espaço de 100 metros que é obrigação das CM´s limpar deve constar do Plano Municipal. Se as CM´s não cumprirem as obrigações (o que só pode ser feito depois do plano aprovado), a Direcção-Geral das Florestas deve notificar as autarquias, dando-lhes um prazo. Se houver incumprimento, a DGF substitui as câmaras.
Nota: o Dr. Carlos Encarnação agradece, sensibilizado, todas as perguntas que lhe foram colocadas sobre a temática dos incêndios.
Dr. Miguel Macedo Quais são as suas expectativas relativamente a esta Universidade de Verão e ao futuro no partido dos jovens que nela participam?
Prof. João Deus Pinheiro Considera que a liberalização do aborto deve ser alvo da ordem de trabalhos do Parlamento Europeu?
Dr. Rui Rio Porque não é reabilitada a ponte D. Maria, a fim de aproveitar o seu valor histórico e arquitectónico?
Prof. Dr. Pedro Lynce Com o aumento de vagas para Medicina (mais de 300), o actual orçamento para o sector tornou-se reduzido. Podemos assistir a uma redução da qualidade dos cursos?
Dr. António Carrapatoso O Dr. António Carrapatoso faz parte do Compromisso Portugal, um projecto que visa uma acção mobilizadora na nossa sociedade. Que medidas propõe o “Compromisso Portugal” para garantir uma igualdade de oportunidades entre os cidadãos?
Fernando Ruas Paulo Morais acusou, recentemente, vários autárquicos de cederem a pressões imobiliárias. Como Presidente da Câmara de Viseu, cidade que sofreu uma forte expansão urbanística nos últimos anos, considerou esse ataque como um ataque à sua autarquia?
Prof. Dr. Carmona Rodrigues Numa entrevista à revista "Sábado", afirmou ter negociado o apoio político do PND (Partido Nova Democracia). Que "consultadoria" ou similar (in O Ocidental) propôs ao PND em troca desse apoio à sua candidatura?
Achei Curioso
Um tema delicado como a liberalização ou não liberalização do aborto tenha sido convertido num debate aberto, esclarecedor e simpático, para isso contribuindo, a complementaridade existente entre os dois oradores.