Quiz
Revista de Imprensa
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Na UV 2004, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Vasco Graça Moura
   
Alexandre B. Cunha Pereira
Considera que há falta de humildade intelectual em Portugal? Se sim, parece-lhe que esse factor é uma barreira ao nosso desenvolvimento cultural?
O grande problema português é o do analfabetismo primário (ou, se preferir, iliteracia), acompanhado de uma auto-suficiência estúpida, mais que arrogância intelectual. Enquanto não houver uma verdadeira dimensão cultural da vida portuguesa, esse será um factor de atraso irremediável.
Nélson Faria
Como homem da cultura, considera a política do subsídio uma prática recomendável?
Há algumas actividades que carecem do apoio do Estado, por exemplo, não é possível manter uma orquestra sinfónica sem ele. Mas o chamado subsídio à criação é uma forma de parasitismo orçamental com resultados mais do que discutíveis.
Abdel Gama
Participou na elaboração do actual projecto para uma constituição Europeia, quais foram ou são as matérias de difícil consenso?
Bruno Ribeiro
Como vê o futuro da união Europeia, considerando que os jovens são um dos grupos menos identificados com a construção europeia? E já agora, como poderemos nós - jovens políticos - contrariar esse afastamento?
Bruno Ventura
Como se realiza mais?
A escrever um poema ou a fazer uma intervenção política?
Carlos Guerreiro
Qual é o papel que antevê para o próximo Presidente da República?

Deverão os seus poderes ser reforçados?

Filipe Viana
Traduziu a "Divina Comédia" de Dante para português, consegue traduzir esta crise de moral que o país atravessa?
José Maldonado
Considera que a adesão de novos Estados membros à União Europeia deve passar para um plano secundário sendo prioritária a consolidação da União já existente?
Pedro Ruas
Considera-se um europeísta ou acha que existem riscos no sentido de Portugal poder perder parte da sua soberania?
Ruben Badaró
Muitas vezes, em conversas com pessoas da JSD, ouço dizer que Portugal - e consequentemente a política - precisa de gestores. Qual é a opinião de um político da área das letras sobre as necessidades dos quadros dos partidos?
Vasco Rosa da Silva
Quando procurava na internet informações sobre o seu pensamento deparei-me com a seguinte conclusão: é em sites brasileiros que temos mais e melhores reflexões. Será que não somos capazes de circular e discutir ideias em Portugal?