Quiz
Revista de Imprensa
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Na UV 2004, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Pedro Duarte
   
Carlos Guerreiro
Tendo sido Presidente da JSD, na sua opinião qual é o papel das juventudes partidárias na actual sociedade civil portuguesa? Considera que as críticas feitas às supracitadas por algumas personalidades (por ex.º Pacheco Pereira) têm fundamento e razão de ser?
Como afirmei na anterior resposta, Portugal enfrenta um perigo de ingovernabilidade. Essencialmente, devido à crescente depreciação do exercício da actividade política.
Na verdade, esta é cada vez menos atractiva, nomeadamente para os mais jovens que são diariamente confrontados com um Mundo, a todos os níveis, competitivo e absorvente. Não resta muito tempo para causas colectivas, quando há tanto a fazer por nós próprios…
Neste cenário, as juventudes partidárias têm representado um dos poucos instrumentos (quiçá o único) de atracção dos jovens para a defesa activa do interesse geral e do bem comum.
Claro que, como em todas as organizações que assentam nas relações humanas, nem tudo funciona na perfeição. Eu diria mesmo que há mesmo muito a melhorar, apesar de considerar que, a este respeito, as juventudes partidárias dão lições a muitas outras estruturas organizacionais, incluindo os próprios Partidos Políticos…
Logo, penso que os analistas que se deleitam a “desfazer” as juventudes partidárias terão por vezes, as suas razões.
Contudo, esquecem o essencial, enfatizando o acessório. E assim, prestam um péssimo serviço à democracia e ao nosso futuro.
Rita Pato
Na sua posição de Deputado, acha que essa posição é encarada por todos com seriedade e responsabilidade que esta merece?
A actividade política (e, particularmente, a parlamentar) é generalizadamente desconsiderada pelas opiniões públicas no nosso País, pelo menos desde os finais do Séc. XIX.
A novidade dos últimos anos (sensivelmente desde o aparecimento das televisões privadas) reside na leveza com que, através de meios de comunicação de massas, se tornou (paradoxalmente) “politicamente correcto” e mediaticamente popular desvalorizar (quando não insultar) a classe política. Passamos da “conversa de café” para os “opinion makers”…
Este “onda populista”, em que se abusa do desmesurado poder que os media actualmente detêm, traz duas potenciais consequências: a degradação do regime e a ingovernabilidade do País.

Isto não significa que os Deputados não mereçam crítica e permanente avaliação. Como em todos os ofícios, haverá Deputados bons, maus e remediados.
Mas o caminho deveria passar pelo aprofundamento dos mecanismos de controlo e avaliação individual (e aqui há muito a fazer), em prejuízo das sempre perigosas generalizações.
Abdel Gama
Que linha de pensamento protagonizou na Jota quando foi Presidente?
Ana Filipa Janine
As juventudes partidárias são frequentemente acusadas de serem uma escola de vícios e de carreirismo. Quais foram os mais importantes e úteis ensinamentos, quer para a sua vida profissional como para a sua vida pessoal, que aprendeu na JSD?
Bruno Ribeiro
Qual é o seu "político/modelo" e porquê?
Carlos Nunes
Tendo já sido Presidente da CPN da JSD, e numa fase em que os movimentos juvenis levantaram algumas bandeiras de campanha e luta político-partidária, como observa /avalia a (aparente) ausência de ideias "fortes" que mobilizem toda a juventude e sociedade civil portuguesa?
Carmo Castro
No Congresso do Coliseu dos Recreios em 2002, apresentou uma moção pela JSD com o nome: Reciclar@psd.pt, onde um dos aspectos que defendia era a possibilidade do PSD apresentar um candidato a Primeiro Ministro que não o seu líder. Ainda defende essa posição? Se hoje fossem as eleições que indivíduo apoiaria?
Carmo Castro
Numa entrevista ao jornal Público em Fevereiro do ano passado falava da necessidade de acabar com o paradigma que a Espanha é uma ameaça devendo aceitar o país vizinho como uma oportunidade para pequenas e médias empresas. Face ao novo alargamento comunitário e ao crescente mercado oriental na Europa, ainda acha viável? Que comportamentos devem assumir os portugueses?
Duarte Alves Brito
Em sua opinião, a Jota de hoje em dia está mais ou menos interventiva do que na sua altura?
João Heitor
Faz sentido deslocar centros de decisão como as Secretarias de Estado para outras cidades? É relevante para o desenvolvimento das regiões onde as Secretarias são implantadas?



Magda Borges
A sua passagem pela JSD fica claramente marcada por uma postura de assertividade e continuada intervenção sócio-política. Que mensagem deixaria aos dirigentes da JSD do interior do país, para uma boa mobilização dos jovens?
Nélson Faria
Enquanto Secretário de Estado da Juventude defendeu a sua proposta da nova Lei do Associativismo. Como vê a política do actual Governo que, aproveitando a sua proposta como base de debate, a pretende alterar substancialmente?
Nelson Sá
Qual é o caminho que a JSD deve trilhar para passar a sua mensagem à maioria dos jovens portugueses?
Nuno Ferro
Qual a tua opinião em relação aos estatutos aprovados em Cascais no Congresso que presidiste? Nomeadamente sobre os mandatos de dois anos para as secções?
Nuno Piteira Lopes
Qual o papel de uma Secretaria de Estado da Juventude na constituição de um Governo? É muito importante existir um Secretário de Estado para a Juventude ou um Secretário de Estado que trata do futebol também pode tratar das questões da juventude?
Pedro Ruas
Concorda com a redução do número de Deputados na Assembleia da República, bem como na definição de quem são os técnicos e quem são os políticos?
Ricardo Videira
O seu percurso político é marcado pela entrega e empenho em prol da Juventude portuguesa. Das medidas que tomou enquanto Secretário de Estado da Juventude ou daquelas que defendeu enquanto Deputado, qual a que considera mais importante para os jovens?
Vasco Neves
Qual o perfil do jovem Social Democrata e qual a receita para chegar a líder da JSD?