Quiz
Revista de Imprensa
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
  Carlos Nunes
28 anos
   
Grupo Cinzento
Distrito:
Porto
Concelho:
Lousada
Hobbie:
Caça
Animal:
Cão
Comida:
Cabrito assado
Música:
Paul Simon, Tom Jobim, Diana Krall
Livro:
A insustentável leveza do ser
Filme:
As palavras que nunca te direi
Gostaria de Ser:
Pai
     
    Intervenções
   
Um planeta em perigo: a Humanidade em risco
Assembleia (simulação) - Tema: Abstenção
Jantar-Conferência com o Prof. Doutor Pedro Lynce
     
    Pergunta a ...
   
Prof. João Deus Pinheiro
Como vê a proliferação de políticas de ensino meritocráticas aplicadas nas Universidades portuguesas (ex. Coimbra, Minho,...)?
Julgo honestamente que a meritocracia ainda está, infelizmente, longe de estar conseguida, inclusive nas universidades que citou.
Uma coisa é a igualdade de oportunidades que devemos defender enfaticamente, outra muito diferente é a que vigora em muitas situações na Sociedade Portuguesa em que os que mais se esforçam ou mais produzem não se vêm recompensados os seus esforços.
A ideia de que se pode conseguir algo sem trabalho é um dos erros de base da atitude portuguesa e uma das razões da crise profunda em que mergulhámos desde 98/99. Outras causas terão que ser encontradas no facilitismo típico dos governos socialistas e na errada política económica dos governos Guterres.
Trabalho duro e meritocracia são seguramente instrumentos indispensáveis à recuperação de Portugal. A começar na escola básica, perpassando as Universidades e a ulterior vida profissional e a culminar nos altos cargos dirigentes do País.
Dr. Rui Rio
Como viu o surgimento da candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes ao último Congresso do PSD e correlativo resultado da mesma?
Dr. Carlos Encarnação
O Endividamento das Autarquias Locais é uma “Pedra no Sapato” para qualquer Governo controlar o déficit público. Como concebe o exercício dos cargos executivos do Poder Local, sem recurso a empréstimos financeiros?
Dr. Pedro Duarte
Tendo já sido Presidente da CPN da JSD, e numa fase em que os movimentos juvenis levantaram algumas bandeiras de campanha e luta político-partidária, como observa /avalia a (aparente) ausência de ideias "fortes" que mobilizem toda a juventude e sociedade civil portuguesa?
Dra. Manuela Ferreira Leite
Numa era globalizada, em que as forças exógenas sobre um País são muitas e constantes, qual o melhor Modelo/Concepção de Estado defende para o desenvolvimento do nosso País? Porquê?
 Fernando Ruas
Actualmente, considera a vida política autárquica atractiva? Porquê?
Prof. Dr. Carmona Rodrigues
Em termos pessoais, o que lhe diz a política para o fazer mover a uma candidatura a um cargo de enorme desgaste pessoal e público?
     
     
    Sugestões
   
  • As ementas do jantar sejam trocadas pelas do almoço.
  • A Universidade de Verão do próximo ano privilegie sessões práticas de simulação e autoscopia em detrimento de uma ou outra exposição mais teórica.
  •