Quiz
Revista de Imprensa
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Na UV 2004, todos os participantes tiveram a possibilidade de dirigir perguntas escritas aos conferencistas e a personalidades que se associaram a esta iniciativa. De entre as perguntas que lhes eram destinadas, os nossos convidados escolhiam duas para dar resposta e para serem publicadas no JUV.

Aqui podem ser consultadas não só as perguntas seleccionadas pelos convidados e as respectivas respostas mas também todas as restantes que não chegaram a ser publicadas.

     
Dr.Miguel Macedo
   
Rita Pato
Que estratégia sugere para mobilizar os jovens, considerando o progressivo aumento do desinteresse dos mesmos pela política?
Não são os jovens que se afastam da política. É a política (dos políticos) que não mobiliza os jovens. Que medidas tomar? Dignificar a actividade política, dando credibilidade às iniciativas políticas, rigor, exigência e responsabilidade nas acções dos políticos. Multiplicar os espaços de intervenção dos jovens, fazendo sentir a importância das suas opiniões e pontos de vista. Recusar quer a visão paternalista quer a visão utilitarista, que tantas vezes distorce o discurso político dirigido aos jovens.
Em suma, dar oportunidade aos jovens para que com os seus defeitos e suas virtudes, se sintam participantes na sociedade que integram.
Pedro Veloso
Não obstante o carácter subjectivo de tal avaliação, o que será, do seu ponto de vista, uma vitória eleitoral do nosso partido nas Autárquicas que se avizinham?
Ganhar as eleições autárquicas significa que o PSD é o partido com maior número de Presidentes de Câmara do País e, por via disso, mantenha a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
E digo o mesmo no que toca às freguesias: maior número de Presidentes de Junta de Freguesia e a liderança da ANAFRE.
Adelina Cabral
Numa altura em que o Governo do Engº Sócrates se encontra visivelmente desacreditado junto dos portugueses, como se explica a passividade de oposição PSD e o crescente enfraquecimento da sua imagem na opinião pública, dando a disputas internas de poder?
Bruno Fragoso
Utilizando a metáfora do Prof. Cavaco Silva, dos políticos "boa moeda e má moeda", que tipo de "moeda" considera a maioria dos jovens que desistem da política (juventude partidária)?
Bruno Gomes
Não deveria o PDM (Plano Director Municipal) influenciar o ambiente e o ordenamento florestal da mesma forma que influencia a edificação (com índices, restrições, alterações)? se não, vale mais mudar o nome PDM para PELT (Plano de Edificação Total!) já que 99,1% do que se refere o PDM se refere à edificação?
Bruno Gomes
Estamos sem o parcelamento rústico e urbano, isto é, o mapeamento real da propriedade (em pleno Século XXI!) Será que alguma vez se fez planeamento e ordenamento do território em Portugal?
Carlos Guerreiro
Após 30 anos de democracia, o sistema semi-presidencial inscrito na Constituição Portuguesa continua a fazer sentido, ou dever-se-ia optar por outro sistema?
Marco Azevedo
Quais os critérios de análise, avaliação e rentabilidade do forte investimento feito na Universidade de Verão e nos jovens, ano após ano?
Certamente que o feedback/retorno é bastante positivo, mas como é feita a avaliação?
Será esta formação um elemento incremental na competitividade futura do país?
Ricardo Morgado da Costa
Quais são as suas expectativas relativamente a esta Universidade de Verão e ao futuro no partido dos jovens que nela participam?
Telma Gonçalves
Numa sociedade onde os media "governam", como deverá o PSD, "defender-se" destes, "promover-se" através destes, junto de quem realmente interessa: as pessoas?